Se você perguntar a 10 jovens ateus, satânista e alheios à sociedade qual é o estilo de música que traduz a filosofia deles, pelo menos 8 te darão a mesma resposta (depois de te chamarem de emo ou te darem uma surra): Black Metal.
Ele é o terror das mães norueguesas e européias em geral há mais de 30 anos, por levar seus filhos para longe dos caminhos da cristandade e da ordem social vigente e por faze-los mergulhar em um mundo obscuro e amargo de tr00 metaleiros nórdicos de cabelo comprido, voz grave e coração carregado de ódio. Mas de onde veio e quando surgiu esse estilo tão avesso ao bem e à estrutura social ocidental?
Nos anos 80, a liberdade de expressão que foi dada a todas as pessoas desde as revoluções comportamentais que haviam acontecido apenas 20 anos antes, combinada ao descontentamento dos jovens dos países ricos com a Cristandade e o avanço do Ateísmo, geraram um tipo de Metal Extremo, paralelamente ao também nascente Death Metal, que tratava de temas muito delicados, vistos como tabus pelo resto da sociedade, como o inferno, o Demônio, violência, o bem e o mal, alem de muitas outras coisas polêmicas: Era o Black Metal.
Esse estilo surgiu na Europa, em especial na Escandinávia, onde até hoje ( sobretudo na Noruega ) é muito cultuado, e tem vários representantes conhecidos no mundo todo. As bandas que podem ser chamadas de as mais importantes precursoras do gênero são a inglesa Venom, a suíça Hellhammer ( posteriormente rebatizada de Celtic Frost ), a sueca Bathory, a dinamarquesa Mercyful Fate, e por fim a italiana Bulldozer
1 - Venom 2 - HellHammer 3 - Mercyful Fate 4 - Bulldozer
5 - Bathory
Outro artista que merece destaque como um dos precursores do Black Metal é o dinamarquês King Diamond (nome artístico de Kim Bendix Petersen), conhecido pela maquiagem pesada, por shows teatrais e pela extensão vocal (quase um Alice Cooper da Dinamarca xD)
Depois dessas primeiras bandas européias, o estilo se espalhou pelo mundo e chegou à América, mas ainda nos anos 80 surgiu no Brasil uma das bandas mais emblemáticas do cenário mundial, a banda mineira Sarcófago, criada em 1985, junto à várias outras bandas de metal mineiras que depois ganhariam notoriedade, como Chakal, Sextrash, Sepultura e Holocausto.
Essas bandas citadas acima, apesar de serem algumas das mais conhecidas, representam apenas uma pequena parte do cartel do Black Metal. Como foi dito lá em cima, o Black Metal é um estilo de metal extremo muito popular na Escandinávia, motivo pelo qual existem muitas bandas famosas provenientes de países como Noruega e Suécia. Na Noruega, em especial, o Black Metal já foi visto quase como um problema para a sociedade, tendo-se em vista que os jovens noruegueses fãs do estilo muitas vezes nutriam algum rancor, ou até mesmo raiva, pelas instituíções do governo e, acima de tudo, à Igreja. Não foram raros no país incidentes envolvendo membros do clero e igrejas espalhadas pelo país e jovens metaleiros, sobretudo os incêndios criminosos à Igrejas em cidades como Oslo e Bergen no fim dos anos 80 e início dos anos 90, o que levou até mesmo astros consagrados de bandas de Black Metal à cadeia, onde alguns deles continuam até hoje. E fica evidente na postura de alguns expoentes do estilo no país o desprezo que sentem por Deus e pela Igreja, e seu gosto por doutrinas como o Satânismo (que ao contrário do que a maioria das pessoas pensa não é o culto ao demônio, mas sim uma religião que foca o individualismo e o "eu") mas a razão que foi alegada para esses incêndios e essa perseguição à Cristandade foi a de que os autores desses atos tentavam manter o "Orgulho Escandinavo", estimulando seus seguidores a pertetuar esse tipo de ação e evitar que suas raízes pagãs fossem esquecidas. Outra doutrina que vem ganhando destaque nesse país é o Ateísmo, que também vem ganhando cada vez mais força em toda a Europa, em especial em outros países do norte do continente, como Suécia, Finlândia, Alemanha e Reino Unido. O Black Metal é um estilo muito complexo, e portanto não existe jeito de englobar todas as bandas do estilo simplesmente como "Black Metal". Sendo assim foram criados alguns subgêneros, e aqui vão eles:
- Blackened Death Metal: Já citado no post sobre Death Metal, é a união dos dois estilos
- Blackened Doom Metal (ou Black Doom/Dark Metal): Une a temática do Black Metal com a sonoridade lenta do Doom Metal. Algumas bandas do subgênero são:
- Bethlehem (Alemanha)
- Forgotten Tomb (Itália)
- Katatonia (Suécia)
- Barathrum (Finlândia)
- Black Metal Melódico: É o subgênero do Black Metal que se utiliza de muitos riffs de guitarra melódicos. algumas bandas do gênero são:
- Catamenia (Finlândia)
- Naglfar (Suécia)
- Agathodaimon (Alemanha)
- Enslavement of Beauty (Noruega)
- Equillibrium (EUA)
- Nazi Black Metal (NSBM ou Black Metal Nacional-Socialista): É literalmente o Black Metal Nazista, ou seja, são bandas de Black Metal que evocam temas como o antissemitismo, o racismo, o Holocausto e a raça Ariana , idéias derivadas dos ideias dos Nazistas. Mas alem desses ideiasm também existe uma vertente de Anticatólicos que deriva desse subgênero, e privilegia a Mitologia Pagã. Algumas bandas desse subgênero são:
- Graveland (Polônia) Muito irônico não? Eslavos formando uma banda de Metal Nazista
- Aryan Terrorism (EUA)
- Nargaroth (Alemanha) Agora sim faz sentido ;]
- Temnozor (Rússia) O.o' Mais eslavos
- Absurd (Alemanha)
- Holdaar (Rússia) D: de novo
- Symphonic Black Metal: Outro subgênero já citado, no post sobre Symphonic Metal, é a adição de elementos da música clássica ao Black Metal
- Viking Black Metal (O Grande combo da Escandinávia xD): Basicamente é o Black Metal com adição de alguns instrumentos clássicos do norte europeu e com letras que falam dos vikings e da mitologia pagã escandinava. Algumas representantes do gênero são:
- Bathory (Suécia) de novo ;]
- Vintersorg (Suécia)
- Enslaved (Noruega) curto pra caralho :D
- Moonsorrow (Finlândia)
- Einherjer (Noruega)
- Borknagar (Noruega)
- Depressive Black Metal: Black Metal pessimista que evoca temas como automutilação, suicídio, niilismo e tristeza. Algumas das bandas do gênero são:
- Xasthur (EUA)
- Nocturnal Depression (França)
- Lifelover (Suécia)
- Thy Light (Brasil)
- Nyktalgia (Alemanha)
- Abyssic Hate (Austrália)
Como sempre, foi difícil escolher uma só banda para comentar e para mostrar aqui (são muuitas bandas boas x-x é foda escolher só uma), mas por fim escolhi uma que me agrada bastante, a banda polonesa Behemoth