Qual estilo você procura?

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Symphonic Metal: Heavy Metal e música erudita






Música fina, harmônica, suave, erudita, vinda diretamente das cortes européias pós renascentistas, acordes e notas tocadas com graça, melancolia, em sinfonias que agradam aos ouvidos mais exigentes (e frescos -.-')
Esse parece ser o última cenário em que se espera encontrar uma banda de Heavy Metal certo? errado (:
Na Europa foi criado esse estilo tão interessante que é o Symphonic Metal (ou Metal Sinfonico), que é a fusão perfeita entre a música européia renascentista, tão restrita e reservada só para os mestres que dominavam os instrumentos eruditos, e o Heavy Metal puro e simples, com suas batidas e riffs que ganharam o mundo. Particularmente eu acho esse estilo fera pra caramba, porque não chega a ser tão pesado quanto o Thrash Metal ou o Death Metal, nem tão melancólico e sombrio como o Gothic Metal, e nem tão suave quanto a música clássica européia, ou seja, é tipo um intermediário, que poucas pessoas fora do eixo Europa-EUA conhecem ou dão importância, mas que eu acredito que todo verdadeiro fã de Heavy Metal ou qualquer vertente deveria conhecer ^^
O Symphonic Metal, tal como a maioria dos gêneros do Heavy Metal, também tem seus subgêneros (isso torna tudo mais interessante xD porque ai tem um pra cada gosto, e ninguém reclama :])
E aqui vão eles:




 -  Symphonic Power Metal: É basicamente uma fusão do Power Metal (do qual eu falarei num post futuro ;]) e instrumentos de orquestras sinfônicas. A banda que é provavelmente a representante mais famosa desse subgênero é a finlandesa Nightwish, que é alem disso, provavelmente a banda finlandesa mais famosa mundialmente.
E aí estão eles.






Alem deles, também temos como representantes do Symphonic Power Metal:




  -  Shaman (Finlândia)


  -  Epica (Holanda)




  -  Rhapsody of Fire (Itália)




  -  Kamelot (EUA)




  -  After Forever (Holanda)






 - Symphonic Gothic Metal: É a mistura do Gothic Metal tradicional, melancólico, frio e mórbido, com componentes sinfônicos. Algumas bandas representantes do estilo são:




  -  Within Temptation (Holanda)




  -  Lunatica (Suíça)




  -  Sirenia (Noruega)






 - Symphonic Black Metal: Mistura entre o Black Metal, um som estremamente pesado, cru e agressivo, com os suaves intrumentos sinfônicos. Esse subgênero foi criado no início dos anos 90, na Escandinávia, pois a maioria das bandas do Black Metal são provenientes de lá, sobretudo da Noruega. Algumas bandas adeptas do gênero são:




  -  Carphatian Forest (Noruega)




  -  Dimmu Borgir (Noruega)




  -  Samael (Suíça)




  -  Mercyful Fate (Dinamarca)




  -  Emperor (Noruega)






 - Cello Metal: Também chamado de Cello Rock, é a fusão do Heavy Metal de raíz com o Violoncelo, instrumento típico das orquestras sinfônicas européias. Alguns  exemplos de bandas de Cello Metal e Cello Rock são:




  -  Apocalyptica (Finlândia)




  -  Judment Day (EUA)



  -  Rasputina (EUA)








Enfim, como deu pra ver, o Symphonic Metal é o tipo de som que pode agradar a (quase) todos, porque sempre tem os babacas que reclamam de qualquer coisa que mostrem pra eles só por ser diferente do que eles estão acostumados (eu conheco gente assim, infelizmente).
Bem, como nos últimos posts eu escrevi sobre bandas que eu gostava bastante dentro de cada estilo, com esse post não vai ser diferente.
Uma banda de Symphonic Metal que eu gostei desde a 1ª vez que eu ouvi foi a alemã Haggard, que é bem conhecida entre os fãs do Metal Sinfônico, mas poucas pessoas por aqui, principalmente aqui na minha cidade sequer ouviram falar (só porque a maioria das pessoas prefere ouvir alguma idiotice que toca 666 vezes no rádio a ouvir uma música com mais conteúdo ou que faça mais sentido -.-), mas agora eu vou apresentar ela àqueles que não conhecem (e quero deixar bem claro que é uma banda que eu gosto, mas isso não quer dizer que todos vão gostar)
Aí estão:






E aí estão algumas das músicas que eu acho mais fodas deles ;]




 - The Observer essa é fodassa *--*'
 - Herr Mannelig
 - Of a Might Divine
 - Per Aspera ad Astra
 - In a Full Moon Procession
 - In a Pale Moon's Shadow
 - Eppur Si Muove 


É isso ai negada, esse é o Symphonic Metal ;] Se alguém aí achou interessante (ou bizarro x.x) e quiser dar uma conferida, é só clicar nos links acima pra ouvir as músicas do Haggard, ou se quiser conhecer algum outro dos subgêneros é só jogar no Youtube, que lá tem muitos e muitos.. e muitos vídeos x.x
(Pode não parecer, mas apesar de não fazer sucesso aqui no Brasil [alias que paizinho cretino ><'], esses estilos fazem muito sucesso fora daqui, principalmente na Europa, então os europeus postam muitos vídeos dessas bandas no Youtube)
No próximo post eu vou falar de um gênero que, confesso, eu não conheço tão bem ainda, apesar de já saber da existência dele há muito tempo, mas eu curto bastante, e acho que muitos de vocês também curtirão, o Industrial Metal. (Esse, aliás, é o estilo que toca a banda do polêmico e mega estranho Marilyn Manson x_x e se pá é dele quem eu vou falar, então aguardem :])

Nenhum comentário:

Postar um comentário