Qual estilo você procura?

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Power Metal: Metal Épico





Esse gênero de Heavy Metal, mais melódico e com uma sonoridade mais épica e heróica, é creditado a Kai Hansen, da banda alemã Helloween, extremamente cultuado pelos fãs e considerado um dos guitarristas e vocalistas mais importantes do mundo e do rock pesado. Esse gênero surgiu no início da década de 80 e é um estilo exclusivamente europeu na sua essência, o que se pode observar nas letras de algumas bandas que evocam temas medievais e místicos, da mitologia pagã da Europa Ocidental e dos antigos povos germânicos, mas outro tema que aparece com muita frequência entre as letras das músicas de bandas de Power Metal são as letras românticas, que combinam perfeitamente com a sonoridade mais fluente e leve do estilo, alem de temas políticos e religiosos.
As caracteristicas mais marcantes do Power Metal são um som extremamente rápido, que lembra o Speed Metal, e um lado harmônico forte, motivo pelo qual a presença de 2 guitarristas é indispensável. Também se nota igual velocidade na bateria, mas fica à critério do baterista a utilização ou não de dois bumbos ( sendo que em estilos como o Death Metal e o Black Metal, isso é imprescindível ). O uso de outros instrumentos alem dos clássicos guitarra, baixo e bateria, no Power Metal é comum. O uso de teclados é obrigatório para a construção da sonoridade do estilo, e instrumentos eruditos também podem ser notados ( influência das reízes européias )
Como deu pra notar no início do post, a banda precursora do estilo é a própria Helloween ( dã .-. ), que foi formada em 1984, em Hamburgo, resultando da formação de outra banda, chamada Gentry, de 1978, depois de alguma discussão à respeito do nome que ficaria. Primeiro foi Second Hell, depois foi Iron Fist, e por fim veio o nome Helloween, pelo qual a banda ficaria conhecida mundialmente.








Apesar de ser a mais famosa, a banda alemã não está sozinha. Existem muitas representantes desse estilo que é, de certa forma, bem difícil de resistir, e portanto é bem popular mundo afora, e aqui estão algumas delas, divididas nas cenas regionais:




 - Alemanha: O chamado " Teutonic Power Metal ", nome referente ao povo teutônico que ocupou as terras germânicas durante a Idade Média, o som do cenário alemão é mais pesado e se utiliza menos de teclados, e alem disso é lá onde existem mais bandas desse estilo, como:


  - Gamma Ray




  - Blind Guardian




  - Grave Digger




  - Edguy




  - Primal Fear




  - Mob Rules






 - Japão: Apesar do Jrock ainda ser absoluto no Japão, o cenário japonês do Power Metal também tem sua relevância, e nele pode-se perceber certas semelhanças com o estilo japonês de rock, como uma sonoridade muito rápida e muito melódica, geralmente com letras que tratam da Era Medieval, romance e outras emoções. As bandas mais conhecidas do cenário são:


  - X Japan Olha eles aí de novo 8D




  - Versailles




  - Galneryus




  - Concerto Moon





  - Ark Storm








 - Itália: Outra cena regional bastante melódica, a cena italiana é carregada de letras fanasiosas e com sonoridade progressiva e muito veloz. Essa cena viu seu ápice durante os anos 90, e produziu muitas bandas de fama mundial, tais como:


  - Rhapsody of Fire Eles de novo também 8D HAHA'





  - Labyrinth





  - Thy Majestie 




  - Elvenking ( Minha favorita :D ) Mais uma que reaparece aqui \._./




  - Vision Divine






 - Brasil: A cena brasileira, apesar de irônicamente ser pouco conhecida dentro do próprio país ( como sempre ¬¬' ) tem um respaldo melhor no exterior, sobretudo na Europa. Apesar de muitos brasileiros não se darem conta, a tradição do país no Power Metal já é forte, como pode-se ver pela fama que alcançaram bandas como:


  - Angra (São Paulo) de longe a mais famosa



  - Shaman (São Paulo) também bem famosa




  - Glory Opera (Amazonas)




  - Aquaria (Rio de Janeiro)





  - Silent Moon (Pernambuco)






 - Finlândia: Tradicional como sempre no metal, a cena finlandesa apresenta tal como a italiana um som mais melódico, inspirado na música clássica. As bandas mais famosas dessa cena são:


  - Stratovarius




  - Sonata Arctica




  - Amberian Dawn




  - Bride Adorned




  - Excalion






 - Suécia: O cenário sueco é considerado um tipo de " fusão " de outras duas cenas européias: ela conta com uma parte da velocidade do Power Metal Italiano e com um pouco da influência tradicional do Alemão. As bandas que mais se destacam são:


  - Falconer




  - Hammerfall




  - Nocturnal Rites




  - Dragonland




  - Divinefire






Entre todas as bandas de Power Metal, como todos nós sabemos, a que mais se destaca é a Helloween, verdade seja dita, porém isso não quer dizer que não existam outras bandas muito boas dentro do estilo. E elas estão todas divididas em vários sub-gêneros. Como eu já coloquei algumas bandas separadas pelas cenas regionais logo ali em cima, vou apenas citar os sub gêneros e uma representante de cada um (:
E aqui vão:


 - Classic Power Metal: Chamado também de " American Power Metal ", é uma fusão do Power Metal e do Heavy Metal, tendo um som mais pesado que o Power Metal comum, com foco nos riffs de guitarra e dispensando o uso de teclado. Uma banda famosa do gênero é a americana Jag Panzer:






 - Melodic Power Metal: Surgido na Europa, nos anos 80, tem como principais cenários a Alemanha, a Itália e a Escandinávia. Se utiliza de letras mais inteligêntes e positivistas, e tem influências da música européia clássica da Folk Music (em alguns casos apresentando até o uso de instrumentos populares de raíz, lembrando um pouco o Folk Metal). Um expoente famoso é a banda finlandesa Stratovarius:








 - Extreme Power Metal: Sub gênero que é caracterizado pelos vocais rasgados e letras violentas, com inspiração no Death Metal, e pelo uso de teclados e outros elementos harmônicos. Esse sub gênero é popular principalmente nos países do norte da Europa, como a Finlândia. Uma banda famosa do estilo é a finlandesa Children of Bodom:






 - Folk Power Metal: Uma fusão de ambos os estilos, com foco em letras sobre a Era Medieval e sobre mitologia e fantasia. Uma banda famosa do estilo é a britânica Alestorm:






 - Progressive Power Metal: Junção do Power Metal e do Prog Metal (:o ah vá), utiliza-se da complexidade de um e da sonoridade de outro para criar um tipo de som bem peculiar. Um expoente dessa fusão é a banda norte americana Kamelot (Sim, são eles de novo xD):






 - Symphonic Power Metal: Subgênero que utiliza instrumentos da música clássica e que caracteriza-se por vocais sempre limpos e agudos. Muitos confundem o Symphonic Power Metal com o Progressive Power Metal, pois ambos se utilizam desses instrumentos clássicos, porém o Symphonic Power Metal sempre usa uma mesma escala sonora, enquanto o Prog Power Metal tem bases mais experimentas e, portanto, não fica preso a apenas um tipo de batida. Uma banda famosa do gênero é a italiana Rhapsody of Fire (Outra Vez ;]):






 - Thrash Power Metal: Subgênero formente influênciado pelo, pasmem, Thrash Metal (=o), o que quer dizer que se caracteriza por vocais limpos e guitarras bem agressivas. Teve origem nos EUA. Uma banda conhecida dentro do estilo é a norte americana Sanctuary:






 - Medieval Power Metal: Subgênero com inspiração no Heavy Metal clássico, tem características medievais marcantes e usa a literatura medieval fantasiosa em suas letras. Uma das principais bandas do estilo é a alemã Blind Guardian:






 - Doom Power Metal: União do Power Metal com o Doom Metal clássico dos anos 80, onde a característica mais marcante é a presença de guitarras muito rápidas. Uma banda conhecida do subgênero é a sueca Memory Garden:






Como todos vocês já sabem, eu odeio profundamente me repetir quando vou escolher uma banda pra recomentar aqui, portanto aqui vai uma que eu não conheço muito bem, mas já ouvi e gostei do que ouvi ^^ 
É uma banda da Alemanha que muitos de vocês já devem ter ouvido falar e talvez até curtam também. Essa é a banda Avantasia:



 e aqui vão algumas dicas de músicas que eu espero que vocês curtam, porque eu realemente não sou fã nem desse estilo nem da banda em sí, mas fiz uma pesquisa minuciosa e pra mim essas são as mais daoras do repertório :D


 - Inside


Pois bem, esse é o famoso Power Metal, e tudo que nele contém ^^
Espero que tenham realmente curtido esse post, porque eu demorei um pouco além do que eu queria para postar :s
Mas o próximo vai vir na hora certa :D e vai ser sobre um estilo que eu mesmo adoro e faço questão de caprichar nele: o Black Metal

Então até lá |,,|ò_ó

Um comentário:

  1. muito completo mesmo cara, valeu!!!
    tô começando a curtir power metal e vou atrás dessas banda :DDD

    ResponderExcluir