Qual estilo você procura?

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Folk Metal: Tradição folclórica e som pesado





Já imaginou como seria uma banda em que antigos personagens de histórias e lendas passadas de geração em geração, criaturas mágicas, monstros, duendes e magos fossem os membros? O Folk Metal (ou Metal Folclórico) é mais ou menos assim xD (só que as lendas continuam sendo lendas, porque os caras não fazem magia ;]). Também existem bandas de Folk Metal que focam outras tradições, como as bandas de Metal Oriental e de Metal Védico (Indiano).
As bandas de Folk Metal constróem suas letras sobre antigas histórias locais, o que quer dizer que as letras variam muito de um lugar para o outro, porque as tradições também variam, e por isso existem várias subdivisões no Folk Metal, como:


- Celtic Metal: como o nome sugere, o Celtic Folk é construído sobre antigas lendas do Reino Unido, da França, da Irlanda, e de outros países com passado celta. O subgênero ainda tem como característica o uso de instrumentos típicos da música celta antiga, como flautas e tambores. Aqui estão algumas bandas desse estilo:


  - Skyclad (Reino Unido)


  -  Tuatha de Dannan (Brasil) ^^ isso mesmo, existem bandas de Folk Metal em outros países também. É a Globalização parceiro ;]
  *OBS: Parecem um bando de Hippies né não? xD Eu também achei  


             
  -  Mägo de Oz (Espanha)




  -  Eluveitie (Suíça)


  -  Primordial (Irlanda)





  -  Cruachan (Irlanda)






- Viking Metal: subgênero do Folk Metal que se baseia nas famosas sagas Vikings (poemas que narram as aventuras dos caras no mar) e nas roupas, estilos e histórias pra criar letras que falam de guerras, coragem, magia e dos deuses nórdicos. As bandas são geralmente provenientes do norte da Europa e, principalmente da Escandinâvia, da Islândia e da Finlândia. Algumas dessas bandas são:


  -  Moonsorrow (Finlândia)




  -  Otyg (Suécia)



  -  Týr (Ilhas Faroe)





  -  Ensiferum (Finlândia) essa ai eu curto pra caralho :D




  -  Enslaved (Noruega)




  -  Fejd (Suécia)






Mittelalter-Rock: também conhecido como Medieval Folk Metal, essas bandas criam suas letras baseadas nos relatos históricos referentes à Idade Média (sééério? não diga D:), cantando sobre as guerras, as pestes, a vida dos reis, dos nobres e do povo medieval, e sobre a Tradição Católica. Naturalmente, suas músicas sofrem influência de instrumentos medievais como o Alaúde e a Gaita de Fole. Algumas bandas de Medieval Folk Metal:


  -  In Extremo (Alemanha)




  -  Holy Blood (Ucrânia)




  -  Schandmaul (Alemanha)






- Andean Metal: Chamado de Metal Andino, é caracterizado por letras inspiradas nas culturas Pré Colombianas da América. Apesar do nome, entram aí algumas bandas que falam dos Maias e dos Astecas também, por exemplo ;]
Mas olha que coisa estranha: a maioria das bandas desse subgênero não são da América Andina, mas uma boa parte é aqui mesmo do Brasil :D
Aí estão algumas bandas do Andean Metal:


  -  Toccata Magna (Brasil)




  -  Tierramystica (Brasil)




  -  Tenochtitlan (Rússia)
tudo à ver né? um bando de russos tocando música andina G_G






- Oriental Metal: É o nome dado ao subgênero das bandas que falam do passado dos países e reinos do Oriente, mais precisamente do Oriente Médio (Israel) e do Sudeste Asiático. Essas bandas também usam instrumentos comuns aos povos do Oriente, tais como as Cítaras Árabes e o Sitar Indiano.
Algumas pessoas já citam como um novo subgênero o chamado Metal Védico, que trata exclusivamente da Cultura da Índia (daí o nome), mas ainda não existem bandas famosas sufiscientes adeptas ao estilo para que ele possa ser considerado. A única banda de fama moderada que me lembro desse estilo é a Rudra, a banda de Cingapura que aliás foi pioneira nesse estilo. (E uma nota aos que só levavam ou ainda levam bomba em Geografia: Cingapura não é parte da Índia, fica ao sul da Malásia, e portanto isso não faz muito sentido mesmo :s)
Enfim, ai estão algumas bandas mais conhecidas do Oriental Metal:


  -  Melechesh (Israel)




  -  Orphaned Land (Israel)




  -  Ulytau (Cazaquistão)




  - Rudra (Cingapura) 






Outra banda de Folk Metal que atingiu um nível de fama considerável, e por isso merece um espaço aqui nesse post é a Elvenking, uma banda italiana que mistura histórias da Mitologia Pagã Européia e elementos do Power Metal.
Eu particularmente curto bastante essa banda, porque as músicas são contagiantes, as letras são bem legais e o vocal não é gutural, que eu admito que não combina com o Folk Metal ._.
Bem, aí estão os caras:








Aqui estão algumas músicas que vocês podem gostar (ou não):


- A Riddle of Stars
- Another Awful Hobs Tale
- Jigsaw Puzzle
- On the Morning Dew
- Pagan Purity
- Poison Tears
- Moonchariot
- Penny Dreadful (Skyclad Cover)
- Another Haven
- The Divided Heart


Bem galera, ta dada a dica ;] e espero que vocês tenham curtido conhecer um pouco sobre o Folk Metal. E pra quem tinha curiosidade sobre esse estilo ou tinha ouvido ou lido o nome e achou interessante conhecer, espero que isso tenha ajudado xD


O próximo post vai ser sobre um estilo que eu considero muito bonito, um tipo de música que eu escuto pra relaxar (sem zueira .-.) e pra pensar, que é o vício de um colega meu ;D o Symphonic Metal, que além disso pode vir a ser bem util como música-ambiente na minha viagem à Europa, que deve rolar semana que vem (se o Eyjafjallajokull permitir G_G'), e alias, por conta dessa viagem o Blog vai ficar uns 10 dias parado, mas dia 16 é nóis de novo ^^b


falou ae galera do Heavy Metal \,,/


OBS Importante!! - Atenção galera, só quero avisar que à partir de agora eu vou evitar de postar videos direto no Blog, porque tá foda carregar eles :/ demora pra caralho. Mas é de boa porque eu vou postar todos os links das músicas para quem quiser ouvir ou ver no Youtube beleza? valeu :D







Nenhum comentário:

Postar um comentário