Qual estilo você procura?

domingo, 2 de maio de 2010

Thrash Metal: O lado mais pesado da música




Esse é com certeza um dos estilos de Metal que mais me agrada (eu disse que ia tentar ser o mais imparcial possível mas foda-se, vou falar mesmo assim [y])
O Thrash Metal surgiu ainda na década de 70, como uma mistura do Heavy Metal inovador da NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal, um período em que bandas de Heavy Metal revolucionárias surgiram no cenário inglês) com um gênero de rock pesado nascente, o Hardcore Punk (que é alias beeem diferente do Hardcore emo, que por aqui a maioria das pessoas conhece só como "Hardcore" ou "Emocore" D:). A união desses estilos criou um tipo de música totalmente novo para a época, caracterizado por uma velocidade e peso maiores que o estilo considerado seu antecessor direto, o Speed Metal (logo logo também vou falar sobre ele ;]), cuja maior representante é a banda inglesa Judas Priest. As pioneiras desse novo estilo, também chamadas de "As Quatro Grandes" pelos fãs, são as americanas Slayer, Anthrax, Metallica e Megadeth, que ditaram os rumos que esse novo estilo tomaria, iniciando sua atividade no fim dos anos 70 e início dos 80. No início essas bandas eram consideradas bandas de Punk Rock com uma sonoridade mais agressiva, mas à partir dos anos 80 o termo Thrash Metal começou a ser usado para se referir à elas. Durante os anos 80 o Thrash Metal atingiu o ápice do sucesso, e assim começou a se espalhar pelo mundo. Na Europa, o principal cenário do Thrash Metal é a Alemanha, onde em 1982 surgiam as bandas Destruction, Sodom e Tankard, e dois anos antes, 1980, surgia a banda Tormentor, que mais tarde viria  a se tornar a consagrada banda Kreator, a mais famosa banda Thrash da Alemanha. Na Dinamarca, também em 1982, surgia a banda Artillery. Na Inglaterra, a Venom, formada em 1979, teve influência tanto sobre o Thrash Metal quando sobre o Death Metal (que é algo como o derivado ainda mais pesado e violento do Thrash Metal, do qual falarei num post futuro [:), alem é claro de ter dado origem ao Black Metal. No Brasil, a primeira banda a surgir com a proposta de tocar Heavy Metal, e também a primeira a gravar um àlbum de Heavy Metal na América Latina (e no terceiro mundo) foi, inacreditávelmente, uma banda de Belém do Pará! Isso mesmo. A banda Stress foi formada em 1974 (um ano antes de Iron Maiden e Motörhead serem formadas). Mas a primeira banda de Thrash Metal brasileira viria algum tempo depois, em 1981. Se tratava da banda carioca Dorsal Atlântica:




Então, separando-se as bandas mais importantes de cada cenário, temos:


 - Cenário Norte-Americano:


  -  Metallica (1981) EUA


  -  Slayer (1981) EUA


  -  Megadeth (1983) EUA


  -  Antrhax (1981) EUA

  -  Pantera (1981) EUA


  -  Overkill (1980) EUA


  -  Exodus (1980) EUA

  -  Metal Church (1980) EUA



 - Cenário Europeu:
  

-  Sodom (1982) Alemanha

  -  Destruction (1982) Alemanha

  -  Venom (1979) Reino Unido

  -  Tankard (1982) Alemanha

  -  Kreator (1982) Alemanha

  -  Artillery (1982) Dinamarca


 - Cenário Brasileiro:


  -  Korzus (1983)

  -  Chakal (1985)

  -  Overdose (1983)



Além do Thrash Metal em si, o estilo se ramificou como tantos outros, e gerou alguns sub gêneros e vertentes:


 - Crossover Thrash: Pode-se dizer que é o sub-gênero mais parecido com o gênero original, pois também apresenta influências do Hardcore e do Punk Rock, mas mais fortes e aparentes. Algumas bandas representantes são:

  -  D.R.I

  -  Adrenicide

  -  Suicidal Tendencies

  -  Stormtroopers of Death

  -  Ratos de Porão

  -  Lobotomia



 -  Thrashcore: Considerado como um sub-gênero do Punk Rock, sendo mais rápido e agressivo que o próprio, e não uma mistura do Punk Rock e do Thash Metal (esse é o Crossover Thrash). As bandas representantes são:

  -  Siege

  -  Cryptic Slaugther

  -  Soziedad Alkoholika

  -  Mukeka di Rato




 - Groove Metal: Também chamado de Neo-Thrash, o Groove Metal é uma versão uma versão mais lenta, mas nem por isso menos pesada, do Thrash Metal, e é dito que esse sub-gênero lançou as sementes para o surgimento do Nu Metal (que irei comentar num post futuro ;]). Algumas bandas do estilo são:

  -  A.N.I.M.A.L

  -  Devildriver

  -  Lamb of God

  -  Machine Head

  -  Brujeria

  -  Five Finger Death Punch



*OBS: Além dos sub-gêneros citados acima, o Death Metal e o Black Metal também são citados como variações do Thrash Metal, com características, bandas influêntes e histórias próprias, e por essa razão também terão posts exclusivos mais pra frente :)



Claro que eu não poderia deixar de citar o Sepultura, não apenas por ser provavelmente a banda que eu mais curto entre todas, mas principalmente por ser a banda de Thrash Metal mais bem sucedida do Brasil, a banda mineira mais famosa no exterior e a banda brasileira mais conhecida e popular na Europa, América do Norte e Ásia (resumindo, eles mandam muito! ._./). E ai estão os feras:

 

Formada em 1983, em Belo Horizonte, a formação original tinha como vocalista e guitarrista o eterno (e foda ao extremo) Max Cavalera, que formou depois de sua saída da banda em 1996 sua nova banda, o Soulfly (da qual eu irei falar quando chegar ao post sobre Nu Metal), seu irmão, o baterista Iggor Cavalera, que hoje é DJ e trabalha em um projeto chamado "Mixhell", além de ter formado com seu irmão a banda Cavalera Conspiracy (eles antes já haviam se unido para formar o projeto "Nailbomb"), além do guitarrista Jairo Guedez (hoje na banda Overdose) e Wagner Lamounier, que hoje trabalha como professor na UFMG. Isso quer dizer que o Sepultura atual não tem nenhum dos membros originais alem de Paulo Xisto, baixista da banda, e segundo uma parte de seus fãs (na qual eu me incluo u_u) já não tem mais a mesma performance dos anos 80 e início dos 90, mas nem por isso deixou de ser a melhor banda do Brasil (Sepultura é Sepultura, tem nem como ;]). Os integrantes atuais são: Derrick Green, vocalista americano do estado de Ohio, que venceu o concurso aberto pela banda em 1997 para encontrar alguém para substituir Max Cavalera (:/); Andreas Kisser (ele é muito foda :D), guitarrista que ingressou na banda em 1987 e é considerado um dos 100 melhores guitarristas do metal; Paulo Xisto, já citado acima; Jean Dolabella. baterista que entrou na banda depois da saída de Igor Cavalera, em 2006.
Essas são algumas músicas (eu tenho muitas outras aqui que gosto muito ^^v) que eu selecionei e espero que gostem de ouvir:


  -  Rattamahata
  -  Ambush
  -  Attitude
  -  Chaos A.D
  -  Kamaitachi
  -  Kaiowas
  -  Paradox

É isso ae então, esse é o Thrash Metal ;] Não é um estilo do qual se espere que muitos sejam fãs, mas eu sei que eu sou e serei sempre :D
No próximo post (que pode demorar uns dois dias mais, porque escrever esse foi foda e tenho que preparar as coisas pra minha viagem '-') eu vou contar um pouco da História de um dos estilos de Metal mais legais que já vi, e do qual também sou fã, o Viking Metal. Esse aliás é um estilo muito popular entre os jogadores de RPG e os Berserks modernos xD (essa classe com certeza ainda tá espalhada por ai, e você deve conhecer um), além de pessoas que se identificam com cultura pagã :] mas isso é assunto pra entrar no próximo post mesmo ^^
Valeu ai e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário