Qual estilo você procura?

sábado, 29 de maio de 2010

Gothic Metal: O Lado Sombrío e Melancólico









Quando falamos em cemitérios, mortos, lápides e túmulos, a maioria das pessoas sente um vazio estranho por dentro, um frio no estômago, ou até uma pontada de tristeza por lembrar que algum ente querido já se foi e lá está enterrado para sempre. Em resumo a maioria das pessoas não gosta de tocar no assunto, pois alem disso muitas delas sentem medo de assombrações, fantasmas, esqueletos e demônios que lá podem estar espreitando os que ainda vivem ( alem de zumbis, é claro xD ). 
Mas existe uma galera que pensa exatamente o oposto: adora cemitérios, vive a flertar com a morte, e apesar de vivos, vivem em comunhão com o último passamento eterno. Eles estão sempre de preto, podem ter ( ou não ) cabelos compridos, usam maquiagem pesada, bebem vinho, são mórbidos e não vão muito com a cara dos vivos comuns.. esses são os góticos.
Existe um gênero dentro do Heavy Metal que brinda essa tradição de mortos, cemitérios, fugacidade da vida e desprezo por tudo que vive, e que para isso usa um misto de metal com música erudita, usando instrumentos clássicos ( parecido com o Symphonic Metal, do qual eu já falei aqui no Blog ;] mas com letras que enfocam religião, morte, sexo, túmulos, cemitérios, etc, alem de usar vocais líricos, razão pela qual existem muitas vocalistas femininas ) e esse é o Gothic Metal :D ainda que muitas pessoas não o considerem como um gênero legítimo, uma vez que a música gótica tradicional nunca teve nenhuma ligação direta com o Heavy Metal, que os góticos talvez considerassem muito bruto e primal.
A banda que talvez seja a mais famosa de todas as bandas reconhecidas como legitimamente pertencentes ao gênero é a norte americana Evanescense, ainda que a banda seja oficialmente pertencente ao gênero chamado de Metal Altenativo ( Alternative Metal, sobre o qual ainda vou falar ;] ).





O Gothic Metal é um gênero sem variações ou sub-gêneros, uma vez que muitos nem o consideram como sendo um tipo de Goth Music, como ja foi dito laá em cima. Mas isso não quer dizer que o gênero não é amplo e cheio de expoentes famosos. O que talvez frite os neurônios de muitos fãs que tentam entender esse estilo é o fato de as bandas mais famosas e mais associadas ao Gothic Metal pertencerem oficialmente a outros gêneros de metal, como por exemplo as bandas Nightwish ( Finlândia - Symphonic Metal ), Within Temptation ( Holanda - Symphonic Metal ), Epica ( Holanda - Symphonic Metal ), alem da própria Evanescense, ou seja, o Symphonic Metal é constantemente confundido com o Gothic, pois ambos os estilos tem por característica os vocais líricos e o uso de instrumentos eruditos.
Mas então uma pergunta vêm a mente: Se essas bandas, que são as mais famosas e expressivas, não são legitimamente pertencentes ao Goth Metal, então quais bandas são? Pra ajudar a responder isso, aqui vão alguns exemplos ;]:


 - Vampiria ( Argentina )


 - Ravenland ( Brasil )


 - Macbeth ( Itália )


 - Moonspell ( Portugal )




 - Lacuna Coil ( Itália )




 - Sirenia ( Noruega )




 - Forest of Shadows ( Suécia )




 - Deathstars ( Suécia )


 - Bella Morte ( EUA )




 - Abonos ( Sérvia )








Beleza galera, dessa vez eu tenho que admitir ;/ como eu nunca fui muito fã de Gothic Metal, eu não tenho uma banda favorita sobre a qual eu posso falar e que eu possa recomendar, então vou falar de uma das únicas que conheço, a banda Tristania, da Noruega.






Criada em 1996, a banda se destaca das outras pela clara influência do Doom Metal nas suas músicas, e pela incorporação de riffs caracteristicos do Black Metal ( talvez o fato de ser uma banda norueguesa tenha algo a ver com isso ;] ). Eu admito que nunca fui ouvinte assíduo de Gothic Metal, e portanto não conheço o repertório deles, mas eu andei pesquisando aqui, fiz o melhor que pude como fã de metal ( ainda que eu goste mais dos estilos mais pesados x.x ) e aqui estão as músicas que eu considerei mais legais (: espero que curtam ( e se algum leitor for fã da banda e souber mais sobre eles, entre em contato comigo e me fale se escolhi bem xD ).




- Deadlocked
- Evenfall
- Sirene ( Essa é sinistra ;] )
- Equilibrium
- My Lost Lenore
- Wormwood
- Cure
- Heretique




Bem, é issae então ;] Esse é o Gothic Metal :D nunca fui tão fã mas admito que acho as musicas maior bonitas ;]
Agora que já falei de um estilo mais brando, vo parti pra ignorança u_u
Próximo post vai ser sobre o estilo que é provavelmente o mais pesado, bruto e satânico de todos: o Death Metal \._./


Então aguardem :D e até o próximo post
Valeu ae \,,/







Um comentário:

  1. baixei algumas bandas de goth metal hoje, e percebi uma coisa, goth metal não é sombrio. é mais choradeira mesmo, e viadagem. mas não é sombrio.

    sombrio mesmo são estilos como funeral doom metal, doom/death/black metal e black metal, mas goth metal não é sombrio.

    se voce quer ouvir algo realmente obscuro e maligno, ouça BETHLEHEIM, THERGOTHON, RIPPIKOULU, NEHEMAH, BEHEXEN, XASTHUR etc

    gothic metal é só choradeira, mas não é sombrio.

    ResponderExcluir