Qual estilo você procura?

sábado, 11 de dezembro de 2010

Avant-garde Metal: Aventura Experimental




Um subgênero pouco conhecido do Heavy Metal, o Avant-garde Metal (ou Avant-Garde Metal, Avantgarde Metal, dependendo da preferência do autor ;]) é um estilo que preza muito a experimentação, e daí vem seu outro nome, " Metal Experimental ", e também por essa razão é conhecido como " Art Metal ".  O que é falado sobre o estilo é que é um gênero de transição do Heavy Metal "  caracterizado pela experimentalidade e pela forma não estruturada de sons, instrumentos e letras, fundindo caracteristicas específicas de diferentes estilos ".  E aí vêm o leitor e pergunta: " Tá, mas o que essa porra toda quer dizer? x_x ". Isso quer dizer que o Avantgarde Metal é o estilo cunhado para os mais ousados e os que gostam de experimentações e fusões com outros estilos de metal e de música. Mas aí vai surgir um infeliz dizendo ( porque as pessoas não perdem a oportunidade de calar suas bocas .-. ) " Mas o Metal Progressivo ( que aliás foi abordado no post anterior, dêem uma olhada ;D ) também é baseado em experimentações. E aí, o que que você diz disso? " 
Sim, é verdade, o Prog Metal é baseado sim em experimentações sonoras e arranjos diferentes, mas arranjos que tem a ver com os intrumentos e com a estrutura da música, mas não necessariamente emprestando a sonoridade de outros tipos de música, entende? ;] Mas mesmo assim são estilos que talvez lembrem um ao outro. O Avantgarde Metal nasceu no meio da década de 80, na Europa Central, e esta ligado ao, quem diria, Metal Extremo, assim como o Death, o Thrash e o Black Metal. Mas agora é importante deixar uma coisa registrada aqui: Não existe um consenso no Metal mundial para definir uma banda como sendo do Avantgarde Metal, e é exatamente por isso que esse nome é estranho a muita gente, mas mesmo que não exista uma classificação genérica ( isso tem que ser feito de banda em banda ), algumas características em comum entre todas elas se sobressaem, como o uso de arranjos não convencionais nas músicas, uso de timbres e tonalidades novas e muitas vezes inéditas, uso constante de harmonia experimental ( fora do comum, o que desagrada a alguns ), e uso em larga escala de técnicas vocais e instrumentais fora do comum. Uma banda que pode ser citada como das mais importantes do estilo, e que eu particularmente curto bastante ( mas eu jurava que era uma banda de Black Metal e só Black Metal ) é a suíça Celtic Frost, a antiga Hellhammer.






Surgida em 1984, à partir da formação da Hellhammer, que surgiu 2 anos antes e logo se dissolveu, e sempre apontada, ao lado da britânica Venom, como uma das pioneiras do Black Metal. Mas não é esse lado da música deles que nos interessa hoje, mas sim o lado esperimental. E na verdade isso também acontece com muitas outras bandas dentro desse estilo em particular, porque como o Avantgarde Metal é um gênero pouco conhecido e abordado tanto pela mídia quanto por fãs de metal no geral, isso faz com que as bandas que se dedicam a esse estilo mesclem seu som com o som de outros gêneros, o que aliás é uma das propostas desse estilo, para ganharem mais visibilidade ( porque querer ganhar muita fama e reconhecimento dentro de um estilo pouco comentado é tão idiota quanto querer morrer afogado no deserto '-' ). Além da Celtic Frost, outras bandas que conseguiram se destacar nesse terreno que parece tão difícil ( sempre recorrendo à mistura de estilos ) são:


 - Master's Hammer (República Tcheca)


 - Age of Silence (Noruega)


 - Diablo Swing Orchestra (Suécia)


 - Meshuggah (Suécia)
Obs: O careca parece um monstro


 - ThanatoSchizO (Portugal)


 - Solefald (Noruega)



Agora chegou aquele momento em que eu devo dar o meu parecer sobre uma banda que eu recomendaria, e isso vêm me dando um frio no estômago por vários dias, por uma razão bem simples: Eu não conheço esse estilo tão bem a ponto de recomendar uma banda específica, mas é aí que o fundamento mais básico do Metal Experimental me salvou a pele xD. Como todos vocês sabem, o Avantgarde Metal é um estilo que permite a fusão com outros estilos, e então explorando isso eu me deparei com uma coisa muito interessante: Uma certa banda norte-americana com um jeitão diferente de todas as outras, por não ser essencialmente estadunidense, mas por ser formada por membros nascidos no Oriente Médio ^^ E essa banda preza muito em suas composições o uso de instrumentos e técnicas muito diversas, e mistura seu som à música folk dos países de origem dos seus membros, a Armênia e o Líbano e, por isso, tem tudo a ver com o Metal Experimental ou seja, o Avantgarde Metal. A essa altura, muitos dos que estão lendo isso já sacaram de que banda eu to falando, mas para os que ainda não se ligaram eu vou ser um pouco mais específico. Essa banda surgiu em 1994 em Glendale, no estado da Califórnia, e é formada pelo vocalista e tecladista libanês Serj Tankian, pelo guitarrista estadunidense Daron Malakian, pelo baixista armênio Shavo Odadjian e pelo baterista também libanês John Dolmayan. E agora, você já decobriu? Se a resposta for não, você realmente não entende muita coisa sobre Metal, porque essa banda é uma das mais conhecidas do grande público. Trata-se da sbanda System of a Down ( ou simplesmente SOAD ).



A banda começou quando Tankian e Malakian se conheceram em 1992 e formaram a banda Soil, que durou cerca de um ano e não vingou. Depois com a entrada de Odadjian e do bateirista Andy Khachaturian, o System começa a gravar vários demos e singles entre 1995 e 1997, quando Khachaturian abandona a banda por uma lesão na mão e é substituído por John Dolmayan. À partir daí veio o sucesso e o resto é história ;]. Em 2006 a banda anunciou que entraria em Hiato ( uma pausa nas atividades por tempo indeterminado mas não o fim da banda ) depois da Ozzfest daquele ano, mas agora em 2010 eles voltaram à público para anunciar que vão retomar as turnês e as atividades da banda já em 2011 com uma série de shows pela Europa, o que tranquilizou muitos fãs mas exaltados que estavam doidos às voltas com boatos que iam desde o fim da banda quanto da volta incompleta à atividade ( sem Tankian ), alimentados por promessas e promessas de que a banda voltaria desde 2009 ( o que obviamente não havia acontecido ). Algumas músicas que mexem com a cabeça da galera e que vocês que se deram ao trabalho de ler o post até aqui podem curtir também são: 


 B.Y.O.B  Ninguém nem conhece essa >.<
 - Chop Suey  Essa também nem conhecem
 - Sugar


Aí estão então algumas dicas para aqueles que tiverem afim de conhecer essa banda tão diferente e que por isso tem a essência do Avantgarde Metal no seu som. 
Poise, foi um post bem instrutivo pra mim que escrevi e espero que seja pra você que leu também. Eu admito que não fazia a menor idéia de que o Avantgarde Metal era isso aí, e não sabia que ele guardava tanta semelhança com o Prog Metal, mas é sempre legal aprender alguma coisa sobre outros estilos ^^ E é isso que é foda no Metal, sempre tem um estilo novo pra se descobrir, e cada estilo é único ainda que existam muitas coisas parecidas entre eles. E o principal de tudo, aquilo que faz o Heavy Metal e tudo que dele derivou até hoje o estilo de música mais completo e mais profundo: Sempre existe um estilo que é a cara de cada um \m/ portanto vamos sempre louvar o Deus Metal por ter nos dado tal presente \,,/
Poise, depois desse meu discurso inflamado em prol do verdadeiro Metal, vamos ao que interessa: No próximo post, ainda seguindo a série "Estilos pouco conhecidos", vou falar sobre um estilo cunhado para aqueles que já curtem um Medieval Metal ou o bom e velho Symphonic Metal, ou mesmo pra quem aprecia composições de grandes mestres da Música Clássica, o Neo-Classical Metal. Então fiquem ligados e até lá \,,/





Nenhum comentário:

Postar um comentário