Qual estilo você procura?

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Neo Classical Metal: Música com um toque do passado




Eu sei que a imagem acima parece uma piada, mas na verdade ela ilustra perfeitamente o assunto do post, o Metal Neo-Clássico europeu. Eu particularmente achei muito foda quando o vi e ouvi, e todos os leitores fãs de Symphonic Metal também devem gostar porque esses dois gêneros tem muito em comum, mas sem que sejam iguais ^^ (Enquanto o Neo Classical Metal privilegia a união do metal com as composições de grandes músicos europeus da Idade Moderna e do início da Contemporânea, o Symphonic Metal é aberto para que as bandas criem e usem suas proprias sinfonias, seja com o sintetizador ou com orquestras reais). O Neo Classical Metal tem também alguns elementos estilísticos que o ligam ao (sempre ele) Metal Progressivo, pois as composições de Metal Neo Clássico possuem arranjos e acordes complexos (o que já era de se esperar tendo em vista o tipo de música que inspirou esse gênero. Todos aqueles que pelo menos já viram uma partitura clássica sabem do que eu to falando '-' ) tal como se vê no Prog Metal. Á partir desse resumo a gente já pode notar certas coisas como: O estilo é o tipo refinado e um tanto quanto difícil de assimilar, mas juntamente com o Symphonic Metal, com o Gothic Metal, com o Medieval Metal, com o Power Metal e com o Folk e o Viking Metal forma o grupo de estilos " de raiz " europeus, e que ainda fazem a cabeça da galera por lá. O Neo Classical Metal surgiu entre os anos 70 e 80 em três cenas simultaneamente: Nos EUA, na Suécia e no Reino Unido, e ao contrário de todos os estilos dos quais eu falei neste blog, ele não vem representado por bandas mas sim por músicos. Isso mesmo, os maiores expoentes do estilo são músicos de diversas bandas que incorporam o Neo Classical Metal ao seu som, e daí vem portanto a dificuldade de encontrar uma banda que toque exclusivamente esse tipo de Metal (muito embora vários músicos dos estilos citados acima se utilizem largamente desse gênero nas suas composições). Um dos primeiros a explorar esse estilo incomum foi o super famoso guitarrista das bandas Deep Purple, Rainbow e Blackmore's Night, Ritchie Blackmore.






Nessas bandas, formadas respectivamente em 1968, 1975 e 1997, Blackmore se utilizavam em algumas músicas de solos e arranjos bem complexos e rebuscados, dignos de uma composição clássica, como se pode observar nos solos das músicas Highway Star (Deep Purple) e Gates of Babylon (Rainbow), entre outras. Mas se por acaso algum leitor mais animadinho for tentar achar por aí alguma referência a essa característica da composição de Ritchie vai quebrar a cara porque esse lado da música do guitarrista é muito pouco comentado, e uma boa razão. É que o Neo Classical Metal é literalmente " um estilo para poucos ": Apenas os músicos mais cadenciados e que tenham conhecimento da Teoria Musical, ou seja, músicos de formação erudita e não apenas em música popular, podem se considerar expoentes do Metal Neoclássico (tal como era ha 200 ou 300 anos atrás, quando apenas os maiores gênios dos conservatórios de música da Eurpoa chegavam a compor grandes sinfonias e peças e a serem aclamados por elas), e abaixo seguem alguns nomes desse grupo seleto de grandes nomes do metal  mundial que chegaram a esse nível:




  - Mana [Japão] (Moi Dix Mois / Malice Mizer) - Vocal e Guitarra




 - Randy Rhoads [Estados Unidos] (Quiet Riot / Ozzy Osbourne) - Guitarra




 - Uli Jon Roth [Alemanha] (Scorpions / Electric Sun) - Guitarra




 - Alexi Laiho [Finlândia] (Children of Bodom / Sinergy / Kylähullut / Thy Serpent / Impaled Nazarene) - Guitarra




 - Yngwie Malmsteen [Suécia] (Alcatrazz / Steeler / G3) - Guitarra










 - Marty Friedman [Estados Unidos] (Megadeth / Cacophony ) - Guitarra


 - Pier Gonella [Itália] (Mastercastle / Labyrinth / Necrodeath) - Guitarra




 - Michael Romeo [Estados Unidos] (Ayreon / Symphony X) - Guitarra


 - Kiko Loureiro [Brasil] (Angra) - Guitarra




 - Edu Ardanuy [Brasil] (Dr. Sin / Anjos do Noite / A Chave do Sol) - Guitarra





Na hora de encontrar uma banda que se dedicasse exclusivamente a esse estilo tão incomum eu admito que suei um pouco '-' Foi um tanto quanto difícil de achar, até porque como eu disse lá em cima, o Neoclassical Metal é um estilo "pra poucos" e, portanto, não são todos os músicos que estão credenciados e toca-lo. Então encontrar uma banda que reúna músicos com tla capacidade é uma coisa improvável, porque sempre existem aqueles que são melhores ou piores músicos dentro de uma banda (todos os leitores que tiverem as suas bandas ou que já tocaram em uma saber disso), mas isso também não é impossível. Mas antes eu quero deixar uma coisa clara aqui: Tal como acontecem com outros gêneros menos famosos do Metal, as bandas que se dedicam ao Neoclassical Metal não se dedicam integralmente a ele, e portanto tocam outros estilos mais chamativos também, e dai a dificuldade de se encontrar uma banda que se dedique apenas a esse estilo e dai também virá o espanto de alguns que lêem esse post, encontrem o nome de uma banda que curtem e que juravam ser de outro estilo que não o Neoclassical Metal e que não intendam bem o que essa banda está fazendo aqui. Mas aí está a explicação. E inclusive a minha dica dentro desse estilo é uma banda que muitos devem conhecer por seu trabalho dos moldes do Metal Progressivo, mas que poucos imaginam que também tenha seu lado Neoclássico. Essa banda já foi relacionada como "uma das melhores bandas da atualidade", e conquistou legiões de fãs pelo mundo afora. Trata-se da norte americana Symphony X, do guitarrista Michael Romeo relacionado ali em cima.






A banda, formada em 1994 por Romeo que queria aproveitar o sucesso de um demo solo lançado recentemente por ele mesmo, alcançou rapidamente a aceitação por parte de fãs de Metal Progressivo pelo mundo afora, mas o período que nos interessa é um pouco mais recente, à partir de 1995, quando o vocalista original, Rod Tyler, abandona a banda e é substituído por Russell Allen, que tinha uma voz grave e um estilo fortemente influênciado pela música clássica européia. À partir daí o sucesso foi meteórico, principalmente na própria Europa, e logo em 1996 eles gravaram seu álbum de estúdio mais aclamado pelos fãs do Velho Continente e do Japão, o The Divine Wings Of Tragedy. Uma coisa notável na trajetória da banda nesses primeiros anos foi a sua opção por sacrificar algumas turnês de lançamento de seus álbuns para se dedicar imediatamente depois do lançamento de um álbum de estúdio à criação de outro, e a busca pela composição de álbuns cada vez melhores que os anteriores (e talvez tenha sido isso que fez dos caras o sucesso que são, porque uma banda sem repertório original não se mantém u_u). A banda continuou seguindo essa rotina de lançamentos de ótimos álbuns de estúdio até 2002, quando deram uma pausa nesse trabalho e começaram a escursionar pelo mundo, divulgando seus trabalhos. Em 2007 eles lançaram mais um álbum e continuaram seu sucesso estrondoso pelo mundo. Um fato tanto quanto deprimente para eles, mas que começou a se reverter nos últimos tempos é que, provavelmente por causa do tradicional gosto dos norte americanos por estilos mais extremos como o Thrash Metal, ou mais baseados em sua própria cultura como o Industrial Metal ou o Nü Metal, o Symphony X sempre fez muito mas sucesso fora de seu país do que dentro dele, entre platéias com um gosto mais "clássico" como é o caso dos fãs europeus e japoneses. Mas como eu disse isso está mudando ^^v. As músicas dessa banda que mais me chamaram a atenção na minha meticulosa pesquisa (quem lê até pensa ^^'), foram essas:




 - Set The World On Fire
 - The Serpent's Kiss
 - Inferno (Unleash The Fire)
 - Paradise Lost
 - Accolade II
 - Church Of The Machine
 - Sea Of Lies
 - Evolution (The Grand Design)
 - Candlelight Fantasia
 - Communion And The Oracle




Eu tenho que admitir uma coisa: Apesar dessa banda tocar um estilo de Metal do qual eu nunca fui muito fã, o Progressivo, eu gostei do que ouvi :) Essas músicas tem um som interessante, algumas tem uma atmosfera sombria muito interessante que me lembram as músicas do Moi Dix Mois, e outras tem uma pegada bem parecida com o Power Metal de bandas como as alemãs Dragonforce e Helloween (me disculpem os Power-Metaleiros fanáticos que acham que o seu estilo é intocável e está acima de qualquer outro ou os que não consideram Dragonforce como Power Metal, mas eu só estou descrevendo o que ouvi e o que entendi do que ouvi u_u). Enfim, eu espero que tenham curtido o Neoclassical Metal ^^ Eu sei que eu achei foda ;]
No meu próximo post, seguindo ainda a série "Estilos pouco conhecidos", eu vou falar sobre um estilo muuuito bizarro, do qual também não sou muito fã, mas que arrastou multidões e fez a cabeça da galera nos anos 80, o Glam Metal. Então fiquem ligados e até lá \,,/













Nenhum comentário:

Postar um comentário